Igreja Metodista Livre de Buenos Aires

Um Novo Recomeço Internacional

Entrevistados:Bispo Daniel Abe

26 de outubro de 2020

Em 1977, na Argentina, havia comunidades rurais japonesas que se encontravam dispersas e distantes umas das outras. No mês de dezembro daquele ano, fruto de muitas orações, o pastor Shonori Sugiyama, que atuava na região de Pirapó, no Paraguai, iniciou os trabalhos da igreja Nikkei na Argentina.

Apoiado pelo Concílio Metodista Livre da Costa do Pacífico nos Estados Unidos, começou uma jornada de cultos caseiros e de Escola Bíblica Dominical na casa da irmã Mitsuko I. Yoshida durante dois anos consecutivos na colônia japonesa La Capilla, na periferia de Florencio Varela, na província de Buenos Aires.

Fachada da igreja

Na Páscoa de 1978 acontece o primeiro batismo: o marido dela (Horacio), sua cunhada (Take Nakasone), sua vizinha Haru Kanashiro e a filha mais velha Eugenia.

A igreja conseguiu prosperar e construir uma congregação neste local com a graça de Deus e as ofertas enviadas do Japão, Costa do Pacífico e Brasil.

Grupo Imel Buenos Aires

Durante o ano em que o pastor Sugiyama e sua família estiveram no Japão, muitos pastores do Brasil apoiaram esta igreja: Pr. Sukeiti Ono, Pr. Makoto Ono, Pr. Takero Oshima e outros.

 

Dez anos depois, a Igreja de Florencio Varela abre um ponto de pregação em Buenos Aires, na capital. Com o apoio do Concílio Metodista Livre da Costa do Pacífico nos Estados Unidos e do Brasil eles adquirem um imóvel, que é onde fica a igreja até hoje. Na Rua Peru, 1505, esquina com a Rua Brasil. Em 1985 foi celebrado a inauguração da igreja.

 

O último pastor da Costa do Pacífico desta igreja foi o pastor Hiroshi Ushimaru que permaneceu até sua aposentadoria, em maio de 1998, retornando para os EUA junto com toda a sua família.

Reunião de jovens Imel Buenos Aires

E assim, por mais de 20 anos, a igreja de Buenos Aires ficou sem um pastor designado pela Igreja Metodista Livre. Neste período a igreja passou por alguns conflitos na liderança e problemas jurídicos com o imóvel que contribuíram para o esvaziamento da igreja.

Em maio de 2018 estando presentes a Dra. Delia Nuesch-Olver, ex diretora de Missões Mundiais para Latino América, o atual Bispo Daniel Abe do Concílio Nikkei do Brasil e o Pr. Ricardo Guerrero, Diretor de Distrito Missionário Argentina-Uruguai nomeiam os pastores Carlos Arévalo e Susana Martínez como pastores da Igreja Metodista Livre Nikkei de Buenos Aires. Na mesma reunião se acorda que a administração do imóvel estará sob a responsabilidade do Concilio Nikkei Brasileiro.

Com o apoio do Concílio Nikkei Brasileiro, hoje o imóvel está regularizado e em nome da Igreja Metodista Livre da Argentina. Definiu-se também a base para o futuro, que é a criação de um Centro de Treinamento no local, uma casa de estudantes, e uma igreja que sim, tem uma herança cultural japonesa, mas que é aberta para todos os povos. Depois que foram tomadas essas decisões, a igreja começou a se reorganizar em torno destes objetivos.

Atualmente há um casal de missionários americanos (Rodrigo e Tanya Rosado) que estão se preparando para cuidar desta igreja e se mudarem para a Argentina. A Missão Mundial se prontificou a enviar este casal nesta missão e a apoiar os novos passos desta igreja. Um membro da Igreja Metodista Livre do Brasil, André Yoshimoto, está ajudando com o projeto arquitetônico.

Foi montada uma junta internacional, composta por representantes da Igreja na Argentina, nikkei do Brasil e da Missão Mundial para coordenar todo este projeto, com o casal de americanos.

O objetivo é que este projeto possa ter início logo no começo do próximo ano, com a mudança do casal de missionários que irão trabalhar com os japoneses remanescentes, para plantar este novo sonho, um novo recomeço.

Missionários Tania e Rodrigo Rosado

Subimos juntos na laje da Rua Peru esquina com Rua Brasil, a dra. Delia contou que seus estudantes americanos de missiologia apontavam, em passados anos, depois de pesquisar toda grande Buenos Aires, que o lugar para iniciar um projeto evangelístico que pudesse atingir toda a cidade deveria ser no bairro de San Telmo, o mais próximo possível do supermercado do bairro, e lá estávamos nós, olhando para a esquina defrontante o supermercado do bairro de San Telmo. Oramos assim: “Se queres, Senhor, alcança esta cidade para ti, nos colocamos a disposição para o que quiseres, consagramos a ti este lugar, é Teu!”

Depois do culto almoçamos todos juntos e os membros, alguns japoneses imigrantes e outros nisseis e sanseis argentinos, falavam das histórias de como se estabeleceu a Igreja Metodista Livre NIkkei ali no bairro. Foi em 2016, junto com a pastora Ayami Kunihiro, oramos juntos com os queridos de Buenos Aires e pedimos também unidade e saúde para a igreja, benção para cada irmão e irmã que ali congregava, voltei ao Brasil clamando para que o Senhor da seara pudesse enviar trabalhadores para aquele povo.

Próximo ano, de 2021, desejamos iniciar mais um passo para o desenvolvimento de uma igreja internacional de origem japonesa, uma casa de estudantes e um centro de treinamento, um lugar que seja benção para as pessoas, que possa servir de porto para aqueles que necessitem cuidado e também para se projetar a missão e o chamado de cada cristão para viver integralmente o evangelho em Buenos Aires, América Latina e o mundo.

Ore conosco pela IMeL Buenos Aires:

  • Que a igreja não incorra novamente nos conflitos e que abrace a nova visão

  • Deus tem um plano para essa igreja, de usá-la para alcançar Buenos Aires para Jesus

Motivos de agradecimento:

  • Agradecer pelos membros da igreja que ainda perseveram

  • Agradecer pelo desfecho jurídico do imóvel, que permanece com a Igreja Metodista Livre da Argentina

  • Pela família do pr. Carlos Arévalo, pela família da Laura Yoshida de Romero e família do pr. Ruben Uesu (batista que apoia o trabalho) que tem se dedicado a cooperar no cuidado, pregar e administrar a igreja por todos estes anos

Texto da Revista de Oração de 2017

ARGENTINA 

PLANTAÇÃO DE IGREJA

A Igreja Metodista Livre Nikkei de Buenos Aires se iniciou com o pastor Sugiyama a muitas décadas passadas, ligado à Igreja Metodista Livre dos Estados Unidos (PCJC) do Concílio da Costa do Pacífico.

 

Atualmente sob direção do nosso Concílio Nikkei do Brasil, conta com um pequeno grupo num edifício bastante grande para o tamanho da congregação.

 

Muitos anos de conflito e falta de pastoreio resultaram em mágoas e disputas que estão agora com possibilidade para resolução definitiva e um novo caminhar.

 

Pedimos orações para que Deus conduza para a vontade DEle, que o imóvel possa ser legalizado e os membros possam dar e receber perdão e crescer no temor a Deus, no amor e na comunhão e no desejo de alcançar a Argentina para Cristo

Igreja Metodista Livre - Concílio Nikkei

Rua Dr. Isaias Salomão, 50  |  Planalto Paulista  |  CEP 04055-050  |  São Paulo  |  SP  |  Tel.: (11) 3881-5195 / 3564-5195   |  concilionikkei@imel.org.br

Expediente Secretaria: segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e 13h30 às 18h00

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle