avatar.png

Conexão Nikkei em Piedade

Vários Começos e Uma Só Visão

Entrevistados: casal Nara e Fernando e Pastor Daniel Yoshimoto

22 de setembro de 2020

Piedade é uma cidade de 55 mil hab. a 40km de Sorocaba, com metade da população vivendo no campo. Já foi a “capital da cebola”, a maior produtora do Brasil. Hoje, sua agricultura é diversificada destacando-se a alcachofra, o morango e o caqui. Também é conhecida pelos seus “sakuras” (cerejeiras) que enfeitam a cidade durante a florada nos meses de frio.

 

O trabalho em Piedade é um projeto de vários começos. Membros japoneses de Piedade estavam frequentando a IMeL Sorocaba, especialmente depois da ida para lá do sr. Nozomu Tachikawa. O casal Nara e Fernando Dias, com o apoio do pastor Davi Rocha, iniciou uma célula em 2014, mas o trabalho foi interrompido após alguns encontros.

2017-08-19 16.48.51.jpg

Fachada da igreja

Péricles Couto, preletor no retiro de pastores (em Embura), convidou o pr. Daniel Yoshimoto para conhecer um orfanato em Piedade, onde a Nara era psicóloga. Um mês depois a Nara conheceu a Lili na Festa Junina de Votorantim (tivemos uma barraca por causa da LuAR). A Nara se converteu no retiro de jovens, foi discipulada e em 2015 o projeto de plantar uma igreja em Piedade foi retomado.

No ano seguinte, outubro de 2017, foi realizado o primeiro culto do grupo como Ponto de Pregação Nova Sorocaba, sob a supervisão e apoio da Igreja São Paulo-Sorocaba e com a presença do então Superintendente do Concílio Nikkei Pr. Daniel Abe. Os cultos e as atividades de costura eram realizados na residência do Reginaldo e Damaris.

mapa Piedade.jpg
Pr. Kunizo Kagiyama, fundador da Hosana

Em 2016, num café da manhã de pastores da Confederação Evangélica Nikkei, o pr. Daniel compartilhou o desejo de um dia plantar uma igreja em Piedade, uma cidade com uma grande comunidade de nikkeis. Ali, o pr. Kagiyama, lhe contou da igreja Hosana em Piedade, que estava sem pastor e com poucos membros. Com o movimento dekassegui nos anos 90, muitos jovens da cidade e da igreja partiram para o Japão e não retornaram.

Assim houve a aproximação entre os prs. Daniel e Ruth Kunihiro Hirata e Flávio Hirata e iniciou-se um trabalho de cooperação entre a IMeL Sorocaba e a Igreja Hosana de Campinas ( responsável pela igreja em Piedade), a Conexão Nikkei Piedade.

Pr. Kagiyama

Culto IMel Piedade.jpg

Culto 

Pra. Ruth, quando solteira, morou em Piedade e visitou todas as famílias nikkeis da cidade, a pé. É uma região montanhosa, com muitas subidas e descidas. Seu pai, pr. Hideo Kunihiro, fundador junto com seu irmão, da igreja Hosana no Brasil, tem até hoje, apesar do Alzheimer, a firme vontade de evangelizar a cidade de Piedade. [pra. Ayami, de Mogi, é cunhada do pr. Hideo; pr. Joseph, da Conexão Nikkei Interlagos, é filho da Ayami-sensei, primo da pra. Ruth]

Antes da pandemia, além do culto dominical em português e mensal em japonês, estavam funcionando duas células, uma na casa da Nara e Fernando, e outro na casa do Alex e Luciana Pereira. Hoje, online, temos tido tradução de todos os cultos. Foram feitas várias melhoras no local de culto e a frequência aos domingos é de 20 a 30 pessoas.

A liderança da igreja é composta pelos pastores (Sorocaba e Campinas), o casal Nara e Fernando, agora diáconos, e Alex Pereira, obreiro da Igreja Hosana de Piedade, e também diácono de Sorocaba. Sua esposa, Luciana, foi uma das primeiras convertidas no novo grupo.

Pr. Flavio e Ruth Hirata ( Igreja Hosana

Pr. Flávio e Ruth Hirata

Diaconos Nara e Fernando Dias.jpg

Diáconos Nara e Fernando Dias

Responsável local Alex e Luciana Pereira

Alex e Luciana Pereira

  • Para que a Igreja possa crescer, aumentando os vínculos com a cidade e que consigam achar um caminho para compartilhar Jesus com as pessoas da cidade.

  • Por alcançar mais nikkeis para Jesus.

Ore conosco pela Conexão Nikkei em Piedade: