Igreja de Ibiúna (Ponto de Pregação)

Deus Está Presente em Todo Lugar

Entrevistados: Pastor Otoniel Kikuti e Dona Helena Teruyo Ikuta

30 de novembro de 2020

Deus está presente também na zona rural de Ibiúna, a 70km da capital e a 10km da cidade no templo construído no sítio da Dona Helena, que há muitos anos recebe as pessoas da região e de outras cidades próximas como Piedade e Sorocaba.

O trabalho da igreja começou em maio de 1963, quando ocorreu a primeira reunião em japonês na residência do Sr. Mitsuo Ideriha. Em 1966, a Sra. Kaoru Hayashi começou a EBD com as crianças da região. Em 1980, Deus abençoou a igreja com o local que permanece até hoje. Na época, Oscar Kakizaki, da Igreja da Liberdade, e seu primo, Jorge Matsubara, mestre de obras, tomaram a iniciativa de construir o templo. Todos os domingos jovens de Ibiúna e da Liberdade trabalharam na construção. E no dia dos pais de 1985, o templo foi inaugurado pelo Rev. Hayashi. Durante os anos vários obreiros têm contribuído na igreja de Ibiúna e a Dona Helena Teruyo Ikuta tem sido a responsável local.

Fachada da igreja

Em 2008 veio o reconhecimento como Ponto de Pregação. A igreja tem sido cuidada pela Igreja de Pinheiros e pelo pastor Otoniel que pastoreia a igreja, desafiando, acompanhando e capacitando os membros. Deus enviou também irmãos da Igreja de Sorocaba, o pastor Daniel Yoshimoto, o pastor João Jardim e esposa Vilma Ideriha que cresceu por lá com sua família, Amantino, Eneida e tantos outros, além do grupo Atos, ajudando no despertar da fé.

Membros da igreja

D. Helena e as crianças

Outra pessoa importante nesta igreja foi o obreiro de Pinheiros, Nelson Hidani que se dedicou e manteve a igreja de 2000 até o começo da pandemia.

Em 2010 o culto em português passou a ser realizado semanalmente aos domingos com EBD para as crianças. Antes do culto havia a reunião de família que também tinha o objetivo de convidar os parentes, amigos e pessoas novas.

O grupo é predominantemente de adultos e crianças. De segunda a sábado trabalham muito e estão geograficamente distantes, o que dificulta pensar em atividades realizadas durante a semana. Mas a pandemia mudou tudo, as atividades da igreja passaram a ser online e além dos cultos e da reunião de família começaram também um grupo de estudo bíblico às quartas-feiras à noite, favorecidos pela facilidade da tecnologia, já que o pastor Otoniel mora em São Paulo.

Mas a mesma tecnologia não é tão amiga assim. A internet na zona rural não é boa e principalmente os mais idosos enfrentam dificuldades em lidar com ela. Por isso já estão retomando os cultos presenciais, com muito cuidado por causa da pandemia.

Membros da igreja

"Nós agradecemos muito pelas pessoas que Deus mandou para a nossa igreja. Elas têm muito amor pelo Senhor. Amam muito a Jesus e gostam de estudar a Bíblia. A igreja não é grande, mas é simples e acolhedora."

  • Salvação dos que estão a nossa volta

  • Que Deus traga adolescentes e jovens 

  • Por um obreiro que more próximo a igreja 

  • Para sermos igreja conhecida como igreja que vive, com humildade e alegria, o amor de Deus

  • Para que cada um dos membros use os dons e talentos para servir a Deus

Ore conosco pela igreja de Ibiúna:

  • Pelo cuidado de Deus para com a igreja

  • O cuidado da Igreja de Pinheiros por vários anos

Motivos de agradecimento:

Texto da Revista de Oração de 2017

IBIÚNA (PP IMeL Pinheiros)

Baseado no histórico em 2011, por ocasião dos 25 anos da igreja.

Em Mai.63, tivemos a primeira reunião em japonês na residência do sr. Mitsuo Ideriha. Em 66, a Sra. Kaoru Hayashi começou a EBD com as crianças: Margareth, Sueli e Luiz até hoje são membros.

 

Em 1980, Deus nos abençoou com o local atual. O templo pareceu mais distante com o falecimento do sr. Issamu Ikuta, e também da sra. Kaoru Hayashi, em 83. Foi quando Oscar Kakizaki (IMeL Liberdade) e seu primo, Jorge Matsubara, mestre de obras, tomam a iniciativa de construir o templo. Todos os domingos, jovens de Ibiúna e da Liberdade trabalham na construção. No dia dos pais de 85, o templo é inaugurado pelo Rev. Hayashi. Pudemos ver a obra de Deus através de nós.

 

Deus nos enviou vários obreiros, por longos anos: família Tachikawa, Massako Missaka, casal Hossokawa, Sr. Yamakawa. Pr. Kazuwo Kikute e sua esposa, Mitiko, Nelson Tadato Hidani. Pr. Oyama e casal Ohashi.

 

Em 2008 veio o reconhecimento como Ponto de Pregação. Pr. Otoniel, veio nos pastorear, desafiando, acompanhando e capacitando. Deus enviou também irmãos da IMeL Sorocaba, Pr. Daniel Yoshimoto, João Jardim (e esposa Vilma, que cresceu aqui), Amantino, Eneida e outros, além do grupo Atos, nos ajudando a despertar na fé e perceber nossa  acomodação.

 

Em 2010 o culto em português passou a ser realizado três vezes por mês. Com incentivo da Renata, esposa do Pr. Otoniel, recomeçamos a EBD para as crianças. Em 2011, além da capacitação da liderança, um sábado por mês, tivemos o primeiro evento de evangelismo (Cine Pipoca). Nossa Igreja tem uma longa jornada de 53 anos, com muitas provações, lutas e muitas bênçãos. Que Deus abençoe ricamente em todos os sentidos!

Igreja Metodista Livre - Concílio Nikkei

Rua Dr. Isaias Salomão, 50  |  Planalto Paulista  |  CEP 04055-050  |  São Paulo  |  SP  |  Tel.: (11) 3881-5195 / 3564-5195   |  concilionikkei@imel.org.br

Expediente Secretaria: segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e 13h30 às 18h00

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Ibiuna 3