Notícias sobre Missões

Relatório Amazonas De zembro de 2017

Graça e Paz, amados irmãos e intercessores!
Somos muito gratos ao Senhor por poder compartilhar com os amados irmãos da IMeL de Jordanópolis esta obra que Ele tem colocado à nossa frente e receber o carinho e o apoio de cada um dos irmãos.
IGREJA INDÍGENA EM MANAUS - Este ano de 2017 foi um ano de muitos desafios, mas também de muitas vitórias, onde o trabalho entre os povos indígenas pôde se desenvolver e crescer para a honra e glória do Senhor. Começando pela igreja indígena Ticuna em Manaus, há muitos anos os irmãos daquela igreja sonhavam em construí-la, mas não tinham recursos. Quando chegamos em 2016, não estava tendo escola dominical, e nem as crianças e nem os jovens frequentavam mais a igreja. O terreno (ainda vazio) da igreja sempre inundava quando chovia, e começamos a usar a casa do pastor Domingos Ticuna, ao lado, para as
reuniões, depois que o Centro Cultural fora interditado (foi utilizado até o ano passado). O alvo era construir um local para se reunir. No ano passado (Julho de 2016) recebemos a visita de irmãos de uma igreja coreana do Texas que ofertou em abril deste ano o material para construir a igreja. Com a ajuda, em três meses ospróprios membros levantaram a igreja.

 

Carta de Satie Julia Mita

Meus queridos intercessores e participantes do ministério,

 

O meu coração está cheio de gratidão por sua preciosa vida que tem intercedido por mim e tem também cooperado com o meu sustento.

A Deus seja toda a Glória pois no dia 1 de março de 2017 completei 50 anos de ser missionária de tempo integral só pela graça de Deus.

 

Era o meu grande sonho de um dia completar 50 anos de ministério na obra do Senhor na APEC. Deus realizou o sonho e estou tão grata ao Senhor e a você que tem me sustentado em suas orações e sustento nesta obra.

Agradeço a Deus pois os trabalhos em Campo Grande, Amazonas e a Conferência Internacional tudo Deus abençoou muito e grandes resultados e muitos frutos para a eternidades pela graça de Deus

E agora preciso muito, mas muito de suas orações pois no dia 29 de junho estarei indo para Guiné - Bissau na África até o dia 20 de julho.

Estarei dando palestras seminários no Congresso de APEC, dando aulas no seminário, treinamento para professores, trabalho com crianças.

 

A situação política do país é muito perigosa, por isso careço muito de orações.

 

Ore para que Deus mude a história do país salvando muitas crianças.

 

Voltando estarei indo para Itacoatiara no Amazonas para o Instituto de Liderança da APEC para os indígenas, de 10 de agosto a 3 de outubro

Ore muito que Deus mande muitos líderes indígenas para serem treinados e treinarem outros para evangelizarem e discipularem todas as crianças indígenas.

 

Do dia 5 a 10 de outubro estarei na Conferência da América Latina em Mendoza na Argentina.

 

De 12 a 15 de outubro - acampamento de crianças da Igreja Metodista Livre de Sorocaba.

 

De 17 de outubro a 6 de novembro trabalhos com a IMEL Paraguai em Pedro Juan Cabalero e em Assunção.

 

Depois mandarei mais detalhes dos trabalhos e os resultados do trabalho em Guiné-Bissau.

 

Muito obrigada por irem comigo através de suas orações. Por favor orem todos os dias confio que Deus fará grandes coisas atendendo as suas orações.

 

Que a graça e a misericórdia do nosso amoroso Deus e Pai esteja com você e toda a sua família.

 

Abraço,
Satie Julia Mita

Olá Concílio,
 
Estamos entrando na primavera aqui no Japão, o clima começa a ficar mais quente e as famosas sakuras começam a florescer. Essa é a época em que termina o ano letivo por isso ela representa de forma muito clara uma época de renovo e recomeço. E para nós também está sendo bem significativo esse ano, pois temos muitas mudanças e oportunidades se abrindo a nossa frente, trazendo muita esperança para nós como você poderá ver no decorrer deste email.
 


IMeL Chiba
 Como havíamos dito, planejamos muitas atividades para esse ano onde queremos estreitar os laços com os japoneses e talvez quebrar um pouco do preconceito, no sentido mais brando da palavra, que talvez eles tenham com o cristianismo e com a igreja. Tivemos o culto de Natal onde participaram 5 convidados japoneses e na última semana tivemos uma aula de culinária, onde ensinamos pastel e participaram 7 convidados japoneses. Ainda não temos nenhuma conversão mas temos ficado muito felizes com os resultados. Pode parecer pouco se compararmos com as igrejas do Brasil mas para a nossa realidade aqui no Japão é incrível.
Também recebemos como doação de toda a sinalização externa da igreja de um senhor japonês que tem simpatizado com a nossa e que nos ajudou com a questão do aluguel pois é dono de uma imobiliária. Por conta disso fizemos toda a programação visual e aproveitamos para mudar o nome a ser apresentado, pois entendemos que Igreja Metodista Livre não é algo que comunica muito para os japoneses. Não muda nada em termos legais ou denominacionais e sim apenas na forma de nos apresentar aos japoneses.
Apesar do nosso foco ser os japoneses, alguns brasileiros já cristãos tem se aproximado e participado conosco e ficamos felizes de poder recebê-los.
Temos muitos eventos ainda programados para esse ano. Se quiser acompanhar mais de perto siga nosso blog [clique aqui para acessar] ou a página de Facebook que criamos para a igreja [clique aqui para acessar].


 
Japonês
 A cada dia que passa entendemos um pouco mais mas também percebemos que o japonês é uma língua realmente difícil e complexa e que temos um longo caminho pela frente. Apesar de já nos sentirmos seguros para conversas mais triviais e cotidianas, qualquer situação que exige mais profundidade é bem difícil para nós.
O Rodolfo passou no teste de proficiência que fez no final do ano passado e agora vai começar os estudos para tentar o próximo nível. A Sandra continua as aulas na prefeitura e terminou o curso online que estava fazendo.
As meninas estão cada vez mais fluentes e já fazem piada do sotaque e dos erros dos pais quando falam em japonês.
 


Vitória
Ela terminou o 4º ano e está muito bem apesar de estar há muitos meses sem a medicação para o TDAH. Começou a ter aulas no Kumon para reforçar o estudo do japonês. Ainda tem tido muita dificuldade na escrita e leitura dos kanjis o que a prejudica em algumas matérias.
Ela se tornou a líder do grupo que vai junto andando para a escola e tem desempenhado seu papel muito bem.
Temos feito alguns exercícios de português com ela para que não perca a escrita e a leitura, algo que ela sempre teve dificuldade até mesmo no Brasil.
 

Nicole 
Depois de dois anos de dificuldades e conquistas ela terminou o jardim da infância e mês que vem irá começar no Ensino Fundamental. O que implica em muitas mudanças de responsabilidades e privilégios próprios do amadurecimento. O acompanhamento e cuidado tanto da escolinha quanto do centro de ajuda foram muito importantes para a adaptação e crescimento dela. Somos muito gratos a Deus e a todos aqueles que de alguma forma ajudaram nesse processo. Como havíamos dito, ela foi diagnosticada também com TDAH e iniciou o tratamento medicamentoso. Estávamos muito preocupados com os efeitos colaterais mas graças a Deus ela está tomando um remédio mais brando. Por enquanto não há muitas mudanças pois está na fase de adaptação. Ela irá começar o ensino fundamental em uma classe especial menor para crianças exatamente com dificuldades parecidas com a dela. E de todas as escolas da cidade, a única que tem essa classe é exatamente a que a Vitória já frequenta. Nos e-mails antigos, dissemos que podíamos ter escolhido entre duas escolas e optamos por essa, e desde o início, Deus já estava cuidado até mesmo de algo que nem sabíamos que viríamos a precisar.Temos estudado a escrita japonesa e matemática com ela em casa e sempre nos impressionamos com a rapidez com que aprende tudo. Estamos muito orgulhosos das conquistas dela e de como ela tem superado as dificuldades. 
 
Ida ao Brasil e Planos futuros
 Esse ano estaremos no Brasil em Julho e Agosto, durante as férias escolares aqui e será a primeira vez que voltaremos todos junto desde que viemos. Será um tempo para rever a família e amigos. Ficaremos por volta de 6 semanas. Ainda não temos uma agenda definida mas logo que tivermos comunicaremos a todos.Nosso primeiro termo do projeto aqui se encerra esse ano, nesses 3 anos ficamos focados em nossa adaptação e acreditamos ter atingido bem esse objetivo, apesar de não ter sido fácil. Consultamos as meninas e temos orado juntos e nosso desejo como família é continuarmos o projeto no Japão. Para isso porém precisamos conversar tanto com o Concílio, que já sinalizou nos permitir a continuidade, como com as igrejas e pessoas que tem nos apoiado nessa jornada.Somos muito gratos a todos que oraram, visitaram-nos, cuidaram e nos apoiaram nesse tempo e não podemos e nem queremos continuar sem esse apoio. 
 
Financeiro
 Com a pequena valorização do Real e desvalorização do iene nossa situação melhorou aqui, fazendo com que nossa reserva já não diminua em ritmo tão alarmante com foi no começo do ano passado. Sabemos porém que a situação político-econômica do Brasil ainda é instável.Como dissemos anteriormente somos muito gratos à aqueles que nos apoiaram financeiramente, seja de forma pontual ou regularmente, especialmente sabendo que isso foi em meio a uma das piores crises que o Brasil já passou. Nem temos palavras para agradecer a confiança que tiveram em nós em todo esse período. Oramos e esperamos estar honrando todo o esforço que fizeram por nós para o proclamar do Reino.Para os próximos anos estamos planejando investir mais forte no trabalho da Sandra como designer aqui, mas para isso precisamos mudar algumas coisas. Uma delas é nosso visto, o nosso atual é de trabalho religioso e vence no final desse ano. Esse visto limita um pouco nossa renda pois pela lei ela tem que vir em sua maior parte de atividades relacionadas à igreja. Ao renovar porém tentaremos trocar pelo visto de descendente de japonês que podemos solicitar pela Sandra, que nos dará mais liberdade de trabalho e até mesmo a possibilidade de abrir micro-empresa se necessário.De qualquer forma, mesmo que consigamos construir algo nessa linha ainda não será o suficiente para nos manter, especialmente no começo, e o suporte financeiro das igrejas e irmãos ainda será necessário para continuarmos o projeto. Por isso pedimos que avaliem com carinho e muita oração a possibilidade de continuidade no seu apoio a nós.Queremos deixar bem claro no entanto que entendemos a nova situação financeira do país e mesmo que não haja continuidade, nossa gratidão por todos esses anos continuará inalterada! Porém existe algo ainda mais importante e fundamental com a qual contamos sempre com vocês e pedimos que não parem nunca de contribuir conosco: a oração!Recursos financeiros são importantes mas sem a oração de vocês, nem todo o dinheiro do mundo faria nossa missão dar certo. 
 
Pedidos de oração
Por isso pedimos que estejam orando por nós pelos seguintes motivos: - Pela ida ao Brasil em Julho e Agosto;- Pela confirmação e planejamento do projeto nos próximos anos;- Pela adaptação da Nicole na escola fundamental e pelo seu tratamento do TDAH;- Pelo crescimento da Vitória e pela vida escolar dela;- Pela IMeL Chiba, para que nossas atividades possam gerar oportunidades de falar de Cristo para os japoneses;- Pelo Japão, que apesar de ter liberdade religiosa é um dos campos missionários mais difíceis e duros do mundo. Toda vez que vamos escrever esse e-mail nosso coração se enche de alegria e gratidão. Apesar de passarmos alguns momentos difíceis aqui cremos que somos muito abençoados em ter amigos e irmãos em Cristo fiéis nos apoiando nessa caminhada. Antes de vir para cá sempre estivemos muito ligados a missões e conhecemos muitos missionários e tenho a convicção que poucos tem tanta gente apoiando de forma tão fiel e amorosa como nós temos. Muito obrigado por acreditar em nós e nos ajudar a cumprir a vontade de Deus em nossas vidas. 
 
Que Ele possa estar derramando bençãos sobre cada um de vocês, assim como tem feito por nós a cada dia através da vida de vocês! 
 
Com amor em Cristo,
Rodolfo, Sandra, Vitória e Nicole.

Carta de Satie Julia Mita

Queridos parceiros do ministério,

Agradeço muito a Deus por sua preciosa vida que tem me acompanhado com suas orações e ajudas de tantas formas. Oro muito por você que Deus esteja suprindo cada uma de suas necessidades.

 

Estou aqui em Mairiporã no Instituto de Liderança da APEC 2017 dando aulas e acompanhando de perto os alunos que, ao terminarem esses três meses aqui irão para os campos missionários para trabalhar com as crianças e treinar adultos para esse ministério.

 

Por favor, ore por cada aluno para que saibam decidir o que Deus tem planejado para eles.

 

Ore por Francisco, que precisa levantar o seu sustento e voltar para Moçambique e servir ao Senhor de tempo integral com a APEC. Sua família (esposa e filhos) ficaram lá e só ele veio para o curso aqui.

 

Preciso muito das suas orações para:
- 24 de fevereiro a 1 de março: acampamento de crianças em Campo Grande - MS
- 2 a 11 de março: Curso de ECEC Nível 2 em Campo Grande - MS
- março: aulas no CEDIC em São Paulo (Sede)
- 25 de março: Seminário no Simpósio da APEC em Mogi das Cruzes
- 10 e 17 de abril: Cursos de Treinamento
- 22 a 25 de abril: Conferência da OANSE em Manaus - AM
- 1º de maio: Curso Introdutivo em Suzano-SP
- 5 a 17 de maio: Conferência Internacional da APEC nos EUA
- junho e julho: Guiné Bissau - África

 

Agradeço de coração por você fazer parte deste ministério.

 

Abraço,
Satie Julia Mita

Saudações de Myanmar

Estou muito feliz e agradecido pela ajuda de vocês na construção de nossa Igreja na cidade de Yangon.

 

A cidade de Yangon é a maior cidade em Myanmar com cerca de 6 milhões de habitantes. Aproximadamente 95% são budistas. Nós da Igreja Metodista Livre de Myanmar, começamos a plantar igreja nesta cidade em 2000. Surgiram outros ministérios como o Internato para estudantes do ensino médio, Jardim da Infância e Escola Bíblica. 

 

Alugar casas é um dos maiores problemas encontrados no ministério, com o pessoal budista.  A maioria dos proprietários são Budistas e não gostam de ter atividades de outras religiões em suas casas como louvor, oração e culto.

 

Deus providenciou terrenos onde temos o Jardim de Infância, dormitório feminino para estudantes do ensino médio,um local para culto e uma construção temporária para a "parsonage"

 

Agora construímos um lugar permanente no local da construção temporária, com 4 andares.  O primeiro e segundo andares são para a "parsonage". O terceiro andar é para sala de aulas para os alunos do ensino médio, e sala de visitas; o quarto andar é o escritório do ICCM e do superintendente de Myanmar (veja fotos anexas)

Tivemos o culto de consagração no dia 24 de setembro com cerca de 200 participantes

Aproximadamente 25 pessoas trabalharam nesta construção e todos budistas. Durante o tempo de construção, compartilhamos sobre Jesus Cristo  e na primeira semana de setembro uma pessoa recebeu Jesus como seu 

Salvador e Senhor.  Deus seja louvado!  Agora ele frequenta nosso culto de Domingo - já faz 3 semanas.  Foi uma das maiores bênçãos que contamos.

 

Em 26 de setembro convidamos todos os operários e compartilhamos sobre Jesus com eles. Agora, algumas pessoas estão interessadas em ouvir mais sobre Jesus.  Favor lembrar deles em suas orações (veja fotos anexas). Vocês não só nos ajudaram nessa construção mas também ajudaram na construção da vida desse povo. 

 

Esperamos e oramos para que esse prédio glorifique a Deus e que crianças, adolescentes e adultos recebam muitas bênçãos aqui.  Sem vocês não teria sido possível terminar este prédio e não poderíamos ter ministérios bem sucedidos.  

 

 Muito obrigado pelo seu amor, suporte e orações. Seu amor, ajuda e generosidade para conosco foram enormes.

 

Bênçãos!

 

Pa Kep

 

"I can do all things through Christ who strengthens me."  Philippians 4:13a.

SOS Haiti 2016 - Errata e primeira equipe médica

Nossos irmãos do Haiti clamam novamente por ajuda, depois de mais uma catástrofe que atingiu o país.
A AME já está se mobilizando para socorro emergencial e se alguém sentir o desejo de participar de alguma forma, incentivamos que utilize esse canal, que já conhecemos e aprovamos. Veja abaixo as informações.


Estamos aguardando também mais informações da Junta de Bispos para saber se haverá alguma ação por parte da Igreja metodista livre e como poderemos participar. Assim que tivermos mais informações, enviaremos a todos.


Vamos nos unir em oração pelas igrejas e pelo povo haitiano que continua sofrendo, com tantas tragédias em seu país. 
Abraços a todos,


Ministério de Proclamação - Concílio Nikkei
Kátia Okada 

Há um pouco mais de um ano, havíamos perdido o excelente local que tínhamos para nos reunir como igreja e estávamos nos acomodando em um lugar bom porém bem pequeno e que só podíamos usar aos domingos.

Desde então estávamos procurando um novo local e nem começamos a procurar direito e descobrimos um local excelente, um salão com mais de 70 m², 4º andar de um prédio comercial.

Foi um processo muito interessante, pois fomos olhar um outro andar desse prédio que estava com um valor mais alto e impraticável para nós e chegando lá a corretora nos disse que havia esse mais barato e que por sinal estava até melhor conservado do que o outro.

 

Tivemos alguns contratempos na negociação por conta de não termos uma pessoa jurídica (pessoa jurídica religiosa é muito difícil de abrir aqui no Japão) mas Deus foi nos guiando e abrindo portas até conseguirmos um excelente corretor que nos ajudou muito.

Ainda será necessário fazer alguns ajustes no salão, como por exemplo colocar uma divisória para criar um espaço para as crianças. Colocar cortinas, comprar armários entre outras coisas. Porém já ganhamos uma geladeira, aspirador de pó e um micro-ondas.

Sabemos que não é local que nos define como igreja, mas ter um espaço que podemos usar da maneira e quando quisermos durante a semana abre espaço para muitas ideias de atividades e estratégias. Temos um grande desafio pela frente de usar bem esse local, mas ao mesmo tempo também estamos animados com as muitas possibilidades.

As meninas adoraram o novo espaço para correr e brincar!

Gostaríamos de agradecer a todos que oraram pela IMeL Chiba.

Irmãos,

depois de quase ano e meio aqui no Japão, é possível ver que caminhamos muito em nosso processo de adaptação e também que há ainda muito chão pela frente. Desde antes de virmos, já sabíamos que esse segundo ano seria o mais corrido e puxado e nossa previsão estava certa. Temos muitas perspectivas boas para o futuro e isso nos deixa animados apesar das dificuldades.
A saudade continua apertando bastante e a combinação fuso horário trocado mais agenda cheia acaba dificultando as conversas via internet com a família e amigos. Temos porém o coração grato a Deus e a todos que continuam nos abençoando e nos apoiando nessa jornada.

 


IMeL Chiba

Há um pouco mais de um ano havíamos perdido o excelente local que tínhamos para nos reunir como igreja e estávamos nos acomodando em um lugar bom porém bem pequeno e que só podíamos usar aos domingos.
Como já havia pedido oração antes, estávamos procurando um novo local e nem começamos a procurar tão efetivamente e já paramos. Sim, paramos porque achamos um local ótimo e iremos mudar em julho para lá. Um salão com mais de 70 m², 4º andar de um prédio comercial.
Foi um processo muito interessante, pois fomos olhar um outro andar desse prédio que estava com um valor mais alto e impraticável para nós e chegando lá a corretora nos disse que havia esse mais barato e que por sinal estava até melhor conservado do que o outro.
Tivemos alguns contratempos na negociação por conta de não termos uma pessoa jurídica (pessoa jurídica religiosa é muito difícil de abrir aqui no Japão) mas Deus foi nos guiando e abrindo portas até conseguirmos um excelente corretor que nos ajudou muito.
Ainda será necessário fazer alguns ajustes no salão. Sabemos que não é local que nos define como igreja, mas ter um espaço que podemos usar da maneira e quando quisermos durante a semana abre espaço para muitas ideias de atividades e estratégias.
Gostaríamos de agradecer a todos que oraram pela IMeL Chiba.

 

King’s Kids

Em maio, durante o Golden Week, o maior feriado do Japão, participamos mais uma vez do Encontro Nacional de King’s Kids. O Rodolfo esteve coordenando junto com mais duas pessoas e ficou responsável pela parte da programação. Apesar dos anos de Camping ajudarem bastante, foi um desafio lidar com o choque cultural pois de um lado o acampamento era japonês e bem rígido nas regras e horários e do outros os participantes brasileiros (nós inclusive) que não são rígidos nem nas regras nem nos horários como bem sabemos. Mas deu certo e tivemos um tempo muito bom. 
Particularmente para nós foi bem recompensador pois a única adolescente da igreja que é sempre bem quietinha e reservada participou e gostou muito, voltou muito animada, falante e deu até testemunho no culto. Ficamos muito contentes em ver que todo o cansaço valeu a pena. Apesar da IMeL Chiba não ter um grupo de King’s Kids, esse ministério tem sido muito bom para nós.
 
Viagem ao Brasil

O Rodolfo foi convidado por dois casais de amigos, que eram adolescentes quando mudamos para a IMeL Diadema, para realizar seus casamentos. Ele então irá ao Brasil no começo de julho em um período de apenas duas semanas e vai aproveitar para visitar as igrejas de Diadema (03/07) e São José dos Campos (10/07). A Nicole também irá junto para rever os familiares e para que não fique pesado para a Sandra aqui sozinha. Gostaríamos muito de poder rever todos os amigos queridos mas o prazo não permitirá, infelizmente.

Adaptação 
Temos continuado na nossa luta diária de aprender o japonês. Continuamos com as aulas online e a Sandra com as aulas da prefeitura. Em julho a Sandra irá prestar o Teste de Proficiência na Língua Japonesa e o Rodolfo pretende prestar no final do ano.
 
Como havíamos comentado, o Rodolfo agora está fazendo parte da “associação de pais e mestres” (PTA) da escolinha da Nicole e já está tendo muitas atividades. Apesar da dificuldade de entender tudo que está sendo falado e explicado, tem sido uma experiência muito boa de aprender e se inserir na cultura japonesa. Na última semana ele pôde participar e ajudar na excursão dos alunos para uma fazenda.
 
Nicole
Depois de um ano e meio, temos percebido melhor os pontos de dificuldade na adaptação dela. A escola nos sugeriu procurar um órgão de apoio à criança e temos levado a Nicole lá regularmente. No começo estavam procurando detectar qual seria o problema maior dela e descobrimos que é mesmo a compreensão da língua. Ela não se desenvolveu no japonês tão rápido quanto a Vitória e isso tem impedido sua melhor socialização e compreensão das regras e atividades da escola. 
Mesmo assim ela é bem comunicativa e carinhosa e desinibida em chegar falando com qualquer pessoa e faz amizade rápido, seja com atendente do aeroporto, caixa de loja e com pais e crianças brincando no parque, algo que os japoneses ficam encantados.

Vitória
A cada dia a Vitória nos impressiona mais na rapidez com que aprendeu o japonês e se adaptou as regras e costumes daqui. Parece que nasceu para ser japonesa mesmo. Porém ela ainda tem tido dificuldades com os kanjis e isso tem a deixado um pouco atrasada com relação aos outros alunos da sala. Ela tem feito aulas de reforço e estamos pensando em colocá-la no Kumon. Ela mudou em abril para o 4º ano, que é bem mais puxado, e tem se queixado um pouco de estar sozinha pois na mudança das salas ficou separada dos amigos. 
O TDAH dela está bem controlado e estável e aparentemente não está mais afetando tanto seu desempenho escolar.

Financeiro
A questão financeira continua sendo um desafio grande para nós. Afinal como já dissemos antes estamos em uma situação delicada recebendo em reais mas gastando em ienes e isso durante uma das maiores crises econômicas que o Brasil já passou. 
Por isso somos extremamente gratos a todos que continuam colaborando conosco financeiramente mesmo em meio à crise. Temos procurado ser bem cuidadosos com nossos gastos de forma a honrar todos que tem nos auxiliado.
Uma coisa boa é que a Sandra tem conseguido bons trabalhos na área de Design aqui. Ainda não é suficiente para nos sustentar mas ajuda bastante no buraco que a desvalorização do real acabou causando em nosso orçamento. 

Nossos pedidos de oração são:

- Pela adaptação da Nicole, para que ela possa aprender bem o japonês
- Pelos estudos e amizades da Vitória
- Pela IMeL Chiba, para que possamos usar bem o novo local
- Pelas atividades e compromissos do Rodolfo 
- Pelo trabalho da Sandra, para que apareçam novos clientes e trabalhos

Que Deus possa abençoá-los ricamente assim como tem nos abençoado com a vida de vocês.



Abraços
Rodolfo, Sandra, Vitória e Nicole

Prezado irmão,

Saudações de graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo. Agradecemos o seu fiel apoio, muitas vezes sacrificial, para o sustento dos projetos de ministração integral no Sudeste Asiático. Sua ajuda tem sido muito valiosa para aquecer o coração cansado e renovar sua esperança através do amor de Cristo! Esse foi um ano de grandes desafios para adequar a necessidade dos campos com a assustadora alta do dólar, queda da renda do brasileiro, ano de crise que afetou diretamente a caixa da AME, mas até nisso vemos a mão graciosa de nosso Senhor sobre todos os projetos! Por isso contamos com seu apoio para a continuidade dos ministérios para o próximo ano e, se possível for, reajustar o valor da oferta enviada!

TIMOR LESTE

Eduardo e Diná Epp chegaram para implantar o Projeto de Agricultura, valorização da terra e enriquecimento da alimentação da população nas montanhas. Estão analisando as dificuldades do povo local, como falta de água, terreno em declive, forma de plantio, para propor ações. Os agricultores tem sofrido muito com a seca para o plantio. A base agora está florida e frutífera, numa pequena área agora tem tomate, feijão, pimentão, ervas etc.

 

Discipulado Universitários 
Foi um ano muito produtivo. Duas timorenses diretoras AME-TL estudaram no Brasil, com ótimo rendimento! Outro timorense fará faculdade de Biologia no Brasil, acompanhado por igreja parceira. Ore para que ele concretize o sonho de fazer teologia para desenvolver um ministério bivocacional no seu retorno.

 

Pré-Escolas Fuan Domin 
As escolas tiveram 99 aluninhos esse ano, que receberam com muito carinho a educação baseada nos ensinamentos bíblicos, desenvolvendo suas capacidades e se alimentando nutritivamente! Que o Senhor abençoe esse ministério tão importante entre os pequeninos e que eles guardem esses ensinamentos para sempre!

 

Treinando os Treinadores 
Esse ano concretizou-se o sonho de investirmos na capacitação de 5 pastores que a mais de 30 anos tem servido fielmente ao Senhor. São líderes nacionais trazidos ao Brasil pela AME para treinamento intensivo de Teologia e Missiologia, e voltaram ao Timor mais capacitados a continuar a obra, treinando outros. Participaram dos Congressos AME na Bahia, Minas Gerais e Paraná.

 

 

SAFIRA

É realmente um grande desafio cuidar de 55 crianças que vieram de contextos diferentes, algumas de famílias desestruturadas, outras abandonadas pelos pais; e ainda lidar com as diferenças culturais. Mas a alegria de servir a Deus é maior que as dificuldades. Temos visto crianças e jovens sendo transformados. Isso leva tempo e é um processo de vida. Porém, algumas mudanças de caráter estão acontecendo. Muitos estão lutando em dizer a verdade, pedir perdão, perdoar, abrir o coração. Atitudes simples mas para eles é um grande avanço. Os relacionamentos que estão sendo firmados, o amor que aprofunda os laços são grandes presentes que Deus tem nos dado. Ore para que essas crianças sejam transformadas pelo Amor do Pai e tenham um futuro cheio de esperança e paz!

 

 
PRATA DA CASA

Projeto que tem intensificado e frutificado, com a graça de Deus.

No VALE: Continuamos apoiando a igreja local, envolvidos ativamente nas celebrações da igreja e cuidados dos membros.

No VULCÃO: Nas últimas 4 décadas a igreja local perdeu 40% da membresia para a outra fé da maioria. Atendemos 3 aldeias em rodízio com atendimento de saúde. Numa delas nosso parceiro formou um grupo cultural, um centro infanto-juvenil, e está havendo restauração familiar com perdão mútuo e restauração de relacionamentos. Esse resgate e valorização da cultura reforça os valores cristãos e fortalece o Evangelho na região. Foram realizados treinamentos de obreiros para mobilizar as igrejas locais a impulsionar a visão missionária de alcance aos seus próprios PNAs!

Nas ILHAS: Temos entregue cestas básicas às crianças e adolescentes que vivem em condições precárias nas cabanas construídas para que possam estudar longe da família e do aconchego do lar! Temos expandido oferecendo curso de Computação, Artesanato, check-up de saúde, momentos de Lazer e Recreação, Discipulado. Foi formado um time de Futebol, onde os meninos ficaram muito animados, com uniformes e chuteiras! Bíblias foram entregues e foram muito tocados por Deus nas ministrações realizadas! Temos aumentado o apoio à escola-dormitório cristã da região. Que o Senhor complete a obra nessas vidas!

UNIVERSITÁRIOS: Toca-nos o coração ver o quanto fez diferença na vida deles, na formação de seu caráter e conhecimento de Cristo o amor do Pastor e esposa que cuidam desses universitários no Pensionato que os abriga para que tenham condições de cursarem a universidade, e assim, com bom emprego e formação, retornarem às suas aldeias para que possam desenvolver sua comunidade com princípios cristãos! Esse trabalho é muito importante na vida desses que são alcançados, sendo fortalecidos, acompanhados e motivados a continuar!

 

 
JADE

Como é difícil ver crianças passando necessidade!!!! Essa é a realidade vivida por diversas crianças, mas que tem sido alcançadas pelo amor dos pastores que abriram suas casas para acolhê-las. Apesar deles próprios não terem condições, o amor é tão grande que sempre cabe mais um: "Como não cuidar de mais essa criança?" Apoiamos 7 orfanatos que tem brilhado a luz de Cristo. Capacitamos projetos de auto-sustento com criação de porcos, peixes e galinhas/ovos. Além disso, ministramos esse ano um curso de verão para 13 adolescentes com inglês, computação e mecânica, preparando-os a terem profissão e sustento próprio quando chegar a hora! Os 3 períodos de cursos de inglês e computação visam o discipulado, com noites de filmes bíblicos e palestras de vida cristã, preparando os jovens a ficarem firmes na fé quando nas universidades em convivência com jovens não cristãos. Além do curso para adolescentes, alunos de três seminários e funcionários de uma pensão cristã também receberam os cursos.

 

OURO

Louvamos muito ao Senhor que apesar da situação crescente contra os da nossa fé, com fechamento de igrejas, nossa pequena equipe tem sabedoria de trabalhar continuando a ministrar junto aos pequeninos numa escolinha numa aldeia sob a proteção de Deus.

 

FORTALECIMENTO DA IGREJA LOCAL

Temos investido em Escola Bíblica de Férias, treinando os professores e atuando junto a eles, de várias igrejas que tem solicitado esse treinamento. Muito nos alegra vê-los dando seus próprios passos nessa atividade! Apoiamos a Escola Bíblica Dominical, fortalecendo a visão ministerial, dando treinamentos teóricos e práticos-didáticos. Temos discipulado 4 jovens líderes e tem sido muito enriquecedor vê-los crescendo na graça e conhecimento. Um deles entendeu que sua aldeia, embora cristã, tem vivido longe de Deus e iniciou um trabalho com crianças, jovens e líderes de sua aldeia. Outro jovem foi para o seminário.

 

Representantes Estaduais

Fortalecemos em Salvador/BA, Juiz de Fora/MG e Maringá/PR as representações já existentes para divulgar regionalmente e atrair novos apoiadores, intercessores e obreiros. Nesse contexto de crise precisamos expandir e contar com o apoio dessas parcerias.

 

 
SOS MYANMAR

Chuvas de monções arrasaram distritos inteiros, a população carecia muito de atendimento de saúde e alimento, que não chegava a eles pela destruição total das estradas. Projetos por nós apoiados de piscicultura foram destruídos, os porcos não aguentaram e morreram, casas vieram abaixo! Houve pouquíssima ajuda internacional nessa tragédia tão grande! Pela graça de Deus fomos capazes de abençoar essas pessoas, levando alimento e auxílio emocional e de saúde!

 

 
 
 
SOS NEPAL

O terremoto que destruiu patrimônio cultural da humanidade e deixou um rastro de destruição, com vilas inteiras desabadas, abriu portas para a ministração integral do Evangelho à população que sofre restrições para ouvir do amor de Cristo. Levamos auxílio de saúde, emocional, alimentos, fortalecendo a igreja local! Atendimentos foram realizados em postos de saúde parcialmente destruídos e em escolas que foram totalmente abaixo!

 
 
 
 
SOS MARIANA

Com o rompimento das barragens em Mariana que varreu municípios do mapa com enxurrada de lama, alguns dias depois já se deslocava para lá a primeira equipe de voluntários da Rede SOS Global, que prestaram assistência médica e psicológica às vítimas, conversando, consolando, ajudando na organização das doações e limpeza de casas no distrito de Barra Longa. Fizeram atividades na praça com crianças, num momento de descontração e alívio! 3 caminhões com mais de 75 toneladas foram enviados para prestar auxílio às vítimas ao longo do Rio Doce, em Governador Valadares/MG e Colatina/ES que viveram o caos pela interrupção do fornecimento de água, contaminada pela lama.

 

 
 
 
FILIPINAS

No início do ano foram construídas novas casas com telhados firmes e fundação forte para aguentar os tufões que passam com força na região. As vítimas do grande tufão Hayan ganharam esse grande alívio e apoio para reconstruírem suas vidas com suas famílias. Outros fortes tufões passaram pela região e nossas construções permaneceram firmes, devolvendo dignidade e respeito às famílias, que louvaram ao Senhor pelo novo lar!

 

 
REFUGIADOS DE GUERRA

Prestamos solidariedade e enviamos alimento para famílias cristãs que se refugiaram fugindo de conflitos religiosos que queimaram diversas igrejas cristãs. Continue orando por essas famílias!

 

 
COCAL

O trabalho em Cocal segue com Desenvolvimento Comunitário, mas tivemos que parar de sustentar devido a ausência de mantenedores depois de 6 anos de trabalho.

 

ALAGOAS

Após 5 anos de presença contínua mas esporádica, obtivemos grandes conquistas para as 1200 famílias, especialmente quilombolas, levando ministrações, doações e palestras. Grace Arruda e Rev. Simea Meldrum organizaram o 1o casamento coletivo com 103 casais que desejavam a bênção de Deus. Foi muito lindo, com presença de autoridades e realizado com Visão Mundial, IBAB e outras igrejas, que doaram vestidos, calças, sapatos, alianças, bolo. O presente foi uma Bíblia. O projeto se fortaleceu com a formação de uma ONG local independente da SOS Global, da qual agora somos parceiros.

 

Relógio de Oração

Formamos um relógio de oração em prol da AME, obreiros, projetos e serviços, mantenedores e apoiadores, pessoas atendidas. Junte-se a nós escolhendo um horário por 15 minutos por dia!

Louvamos a Deus por sua vida que tem caminhado junto conosco, e vamos prosseguindo juntos, engrandecendo o nome do Senhor. Pedimos que continuem a interceder pelas obras, pelos obreiros e suas famílias, e por todas as pessoas sofredoras atendidas por nós com o seu apoio, para que haja fruto duradouro para a glória de Deus.

Que Ele derrame bênçãos sem medida sobre sua vida, família e ministério.

Juntos pelo Reino,


Margaretha Adiwardana 
Presidente da AME

AME - Associação Missão Esperança - www.amesperanca.com.br -

email: amebrasil@terra.com.br - tel. (11) 5643 9685

Um Ano no Japão!

 

Estamos fazendo um ano de Japão e esse foi um tempo de reflexão e avaliação. Nosso principal objetivo nesse tempo era a nossa adaptação e nesse quesito cremos que temos atingido. Especialmente as meninas tem nos surpreendido muito positivamente como temos dito sempre. Também estamos conseguindo realizar nossas tarefas e obrigações do dia a dia sem depender tanto dos nossos amigos e irmãos para fazerem as traduções. Claro que algumas situações mais tensas e complexas, como ir ao médico, questões legais ou do governo ainda contamos com eles contudo aos poucos temos amadurecido nesse aspecto.

Nesse tempo também avaliamos nossa presença aqui e se temos feito diferença. Uma avaliação difícil de se fazer por nós mesmos. Uma coisa temos certeza é que Deus nos quer aqui e onde Ele nos quer é o melhor lugar para se estar. 

Esse ano será bem cheio de novos desafios e com muitas atividades e responsabilidades e desde já contamos com o apoio e oração de vocês. Sem isso é impossível continuarmos.

 

 

Família Veronese

Uma das razões da correria do final do ano foi que estivemos recebendo a família do Rodolfo aqui conosco por um mês desde o Natal. Vieram sua mãe, irmã e sobrinha. Foi um tempo muito bom de matar a saudade, passear em família e tentar aliviar um pouco o estresse do ano. Viajamos e passeamos juntos e elas também puderam conhecer um pouco mais do nosso cotidiano aqui. As meninas ficaram muito contentes em poder rever e brincar com a prima e curtir o mimo e carinho da vovó e da tia.

A despedida no aeroporto foi bem difícil, mas também fomos gratos pelo tempo juntos aqui.

 

 

IMeL Chiba

Como havíamos dito, estabelecemos como objetivo da igreja nos próximos anos criar laços com os japoneses. A igreja está animada com isso e estamos empolgados por ver aquilo que Deus vai fazer entre nós. E para isso entendemos que precisamos promover eventos e encontros para criarmos amizade e estreitarmos esses laços, por isso nos empenhamos em realizar o culto de Natal de forma melhor para convidarmos os amigos japoneses. Foi muito bom e aqueles que conseguimos convidar participaram e gostaram muito. Agora queremos aproveitar esses contatos para nos aproximarmos ainda mais.

Aproveitando a presença da mãe do Rodolfo aqui, que é professora de artesanato, fizemos duas aulas de pintura com as pessoas da igreja e com duas mães da escolinha da Nicole. Todas gostaram muito e ficaram muito contentes com os resultados.

 

 

Nicole

Ela ainda tem dificuldade com algumas regras e jeitos de fazer as coisas aqui no Japão mas aos poucos está melhorando. É gostoso ver a amizade dela com as outras crianças da escolinha e algumas mães sempre vem nos falar que seu filho ou filha gosta muito da Nicole. 

Esse ano o Rodolfo aceitou participar da associação de pais e mestres da escolinha, que é responsável por organizar os eventos da escola como dia dos pais, undoukai etc. Será um desafio e tanto por conta da dificuldade da língua mas vimos como uma boa oportunidade de nos conectar ainda mais com a cultura e com os japoneses.

 

 

Vitória

A rapidez da adaptação dela tem nos surpreendido a cada dia. O japonês com pronúncia perfeita e como as notas tem melhorado são impressionantes. Essa semana porém ela sofreu a primeira situação mais forte de bullying o que nos deixou preocupado mas ela reagiu bem e a professora entrou em contato conosco resolvendo a situação. De qualquer forma pedimos oração para termos sabedoria para enfrentar situações como essa que são comuns nas escolas daqui.

 


 

King´s Kids

O Rodolfo está como responsável juntamente com outros pastores de dois eventos de King´s Kids este ano. Um é o Encontro Nacional que reúne quase todas as igrejas brasileiras que possuem ministério de King´s Kids e o outro é um encontro regional onde se ajuntam as igrejas mais próximas geograficamente. Esse trabalho tem sido uma importante estratégia aqui no Japão e dado muitos frutos, por isso apesar de não termos um grupo em nossa igreja, temos procurado ajudar e participar.

 

 

Língua Japonesa

Continuamos nosso curso online, temos percebido uma melhora em nosso entendimento e o método usado no curso tem nos agradado bastante. Além disso, a Sandra tem feito as aulas da prefeitura. As cartas da escola já tem sido mais fáceis de entender e já conseguimos assistir alguns programas na TV sem ficar totalmente por fora do que está sendo dito.

 

 

Financeiro

A situação econômica do Brasil, especialmente a desvalorização do Real continua tendo um impacto direto em nosso orçamento aqui. Por conta da recessão, os trabalhos da Sandra também diminuíram e isso afeta bastante nossas contas. 

Apertamos o orçamento e estamos contendo os gastos para ameninzar e não consumir as reservas sem necessidade. Porém nada tem nos faltado e somos imensamente gratos a todos que tem mantido e renovado seu compromisso financeiro conosco mesmo com toda a dificuldade no Brasil. Temos procurado ser bem transparentes e honrar a cada um que tem nos apoiado, por isso fiquem a vontade de nos questionar nesse sentido.

 

 

Comunicação

Temos nos esforçado para mantê-los informados sempre tanto através dessa carta como do nosso blog mas sabemos que nem sempre conseguimos transmitir tudo que temos vivido aqui. Caso tenha sugestões, dúvidas ou ideias nos informe, queremos sempre melhorar nesse sentido.

 

 

Nossos pedidos de oração são:

 

- Pelos eventos que estamos responsáveis esse ano: Encontros de King´s Kids e PTA da escolinha

- Pelo crescimento e amadurecimento da IMeL Chiba

- Pelos japoneses com que temos mantido contato

- Pela saúde emocional, física e espiritual da nossa família

- Pela nossa situação financeira e do Brasil

 

Mais uma vez muito obrigado pelo carinho, apoio e cuidado de vocês que nunca tem nos faltado. Oramos para que Deus os abençoe tanto quanto Ele tem nos abençoado com a vida de cada um de vocês.

 

Abraços

Rodolfo, Sandra, Vitória e Nicole

あけましておめでとうございます!

 

Feliz Ano Novo!

 

Obrigado a todos que tem apoiado e se envolvido com o projeto Japão. Que em 2016 Deus possa abençoar ricamente cada um dos irmãos!

Completa-se 1 ano desde a chegada da família Veronese ao Japão e Deus deu graça para que eles conseguissem se adaptar ao Japão, à igreja, e também a igreja a eles.

Aos poucos nosso objetivo de alcançar os japoneses vai tomando forma. Em apenas um ano o pastor já está conseguindo se comunicar com eles, e creio que não demorará tanto para que comece a pregar em japonês também (já realizou um casamento todo em japonês).

No culto de Natal bilingue que realizamos estiveram presentes alguns japoneses, todos não cristãos, dentre eles alguns jovens, amigos de trabalho do Jefferson. E o curioso é que, apesar de ser a primeira vez, demonstraram estar a vontade em nosso meio.

Para 2016, estamos orando por um local, onde possamos fazer almoço após o culto e termos momentos de comunhão, para desenvolvermos um dos aspectos dos nossos projetos que é ser uma igreja que desenvolve laços (kizuna) com os japoneses. Damos graças a Deus por termos um local barato e com boa infra estrutura para realizarmos os cultos (estamos usando um mini estúdio de concertos, com capacidade para 20 pessoas), porém alí somos limitados pelo tamanho e pela impossibilidade de realizarmos refeições no local.

Pelo relacionamento que temos com outras igrejas observamos que cada uma tem sua forma de ser relevante à comunidade onde está plantada; algumas trabalham com delinquentes (Yakuza), outras com jovens, outras constroem pontes de relacionamento com as famílias através de cursos de educação de filhos, aulas de culinária, etc. Nós temos percebido que o diferencial que atrai os japoneses em nós é o calor humano e o jeito descontraído do brasileiro; com a ressalva de que é necessário usar essa característica peculiar nossa, considerando a cultura e o jeito de pensar do japonês, para evitar que o lado negativo da nossa cultura atrapalhe o relacionamento.

Em 2016, continuamos contando com o apoio, orações e supervisão dos irmãos, para que possamos continuar compreendendo a vontade de Deus para a IMEL Chiba.

Que esse novo ano seja de muitas bençãos na vida, família, trabalho, relacionamentos e ministério dos irmãos!

 

No amor de Cristo,

 

IMEL Chiba

 

 

Esses dias aprendemos um ditado japonês que diz 七転び八起き(nana korobi ya oki), algo como ˝caia sete vezes levante-se oito˝. Define bem o que estamos passando no momento, pois tivemos momentos nos meses passados que achamos que não daria para continuar, caímos mas levantamos - ou melhor, fomos levantados por Deus. Como havia dito no e-mail anterior, a fase pior de estresse estava passando e agora podemos dizer com mais convicção que praticamente acabou. Estamos melhor adaptados e entendendo cada dia um pouquinho mais da língua e da cultura. Sabemos que o caminho ainda é longo e temos muito chão pela frente, talvez mais algumas quedas, para começarmos a ver os frutos de verdade. Estamos contentes com o que temos conseguido até aqui e muito animados. A oração e apoio de vocês tem sido muito importante para nós nessa jornada. Aliás, só tem uma coisa que está bem difícil de superar que é a saudade de todos, talvez nem gostaríamos de superar pois a saudade de pessoas é sinal de que elas ainda são muito queridas. 

Sabrina e Juninho
No começo de outubro estivemos recebendo o casal Juninho e Sabrina e seu filhinho Gabriel de 2 anos aqui em casa. A Sabrina é membro da IMeL de São José dos Campos e nossa amiga desde a adolescência. Eles já estavam há 3 meses no Japão e esse seria o último período deles por aqui antes de retornarem para o Brasil. Por isso fizemos uma agenda mais leve e foi muito bom, fomos muito abençoados por eles e as meninas adoraram brincar com o Gabriel. O casal tem um chamado claro para o Japão e pudemos conversar e sonhar com o futuro juntos. 
 
IMeL Chiba
Esses meses saímos bastante da rotina na igreja, além de receber o casal Juninho e Sabrina, tivemos culto na casa da Akemi, uma senhora brasileira que vem frequentando a igreja há uns 2 anos junto com a filha de 14 anos e fizemos um delicioso churrasco. Foi um tempo muito bom de estreitar relacionamentos com a família dela, especialmente com o marido, que é iraniano e com o filho. 
Para o nosso culto, ainda estamos usando o mesmo local e continuamos com a dificuldade de ser pequeno mas estamos bem alocados lá por enquanto. 
Também estivemos recebendo o casal Fabio e Johnna que conhecemos na campanha de King´s Kids. Ele é brasileiro e ela americana e chegaram ao Japão como missionários há 4 meses e tem uma filhinha de 2 anos, a Sophia. Fizemos uma amizade muito boa. O Fabio tem planos e pensamentos muito parecidos com os nossos e esperamos trabalhar mais vezes juntos. Eles fazem trabalhos com reuniões de conversação em inglês e francês que chama muito a atenção dos japoneses.
 
Língua japonesa
Falando em conversação, depois de passar por uma frustração de ter estudado 3 anos no Brasil e ainda não conseguir fluência para as coisas do dia a dia, decidimos começar um curso de japonês online que usa um método diferente do tradicional. Método esse que já havíamos ouvido falar em conferências e amigos missionários que trabalhavam com tradução da Bíblia. Estamos gostando muito e percebendo uma melhora significativa em nosso entendimento. 
Temos alcançado pequenas vitórias como marcar vacina para a Nicole e levar a Sandra ao dentista sem precisar de amigos traduzindo. Claro que há algumas horas mais complicadas que os nossos amigos tem ainda nos salvado.
 
Amigos Japoneses
O lado bom de melhorar nossa comunicação é que temos conseguido aprofundar nossos relacionamentos com os japoneses. Houve um festival da cidade aqui e encontramos as mães da escolinha da Nicole e podemos ficar um bom tempo conversando com elas. Uma coisa muito legal é que as meninas também tem participado desse processo e melhorado muito a comunicação com as outras crianças.

Nicole
O jeito sapeca e espoleta da Nicole se por um lado nos dá bastante trabalho por outro abre as portas. Ela é muito espontânea e tem feito vários amigos na escolinha. As crianças até disputam quem vai voltar de mão dada com ela da escola até o estacionamento, que dá uns dois quarteirões. Ela ainda resiste um pouco em falar em japonês conosco mas temos visto que com os amigos a comunicação está cada vez melhor. E sente muita saudade do Brasil e da antiga escola, as muitas regras daqui a deixam desconfortável, mas tem se adaptado os poucos.

Vitória
A Vitória está nos surpreendendo muito. Tem muitos amigos na escola e está falando japonês muito bem. As notas melhoraram muito, até mesmo nas provas de kanjis. Ainda acontece dela não entender um ou outro enunciado mas no geral está muito bem. Ela que sempre foi uma das nossas maiores preocupações é a que está melhor adaptada até agora. Ela continua tratando o TDAH com medicação e o médico que tem nos atendido aqui tem sido muito atencioso.

Financeiro
A crise no Brasil e a subida do Dólar, ou melhor, a desvalorização do Real tiveram impacto direto no nosso orçamento, do começo do ano para cá a diferença foi quase 30%. Mas estamos bem, temos controlado bem nossos gastos e a Sandra tem conseguido bons trabalhos na área de design o que ajuda bastante. 
Agradecemos de coração a todos aqueles que tem mantido seu compromisso conosco mesmo em meio à crise. Sabemos que não é fácil e oramos para possamos honrar a confiança que vocês colocam em nós ao nos apoiar financeiramente.

Hadano
Fomos convidados pela Igreja Holiness de Hadano a participar e trazer uma mensagem em um evento de casais que será realizado no dia 14 de novembro. Criamos uma boa amizade e identificação com a igreja de Hadano e estamos muito contentes de poder participar com eles.
 
 
É muito bom poder enviar esse email e saber que vocês podem de alguma forma “estar aqui conosco” através dele. Siga também nosso blog e Facebook onde postamos semanalmente algo relacionado com o que estamos vivendo aqui. Os links estão no final no email.
Por favor, fique a vontade para nos perguntar algo, marcar um “Skype”, pedir oração, etc. 
As folhas das árvores aqui já estão ficando vermelhas e caindo e estamos nos preparando para a chegada do frio mas nossos corações se aquecem quando lembramos do carinho e cuidado de cada um de vocês.

Nosso pedidos de oração são:
- Pela nossa adaptação, para que possamos continuar bem nesse processo.
- Pela saúde das meninas, pois com o frio chegando é mais fácil ficarem doentes.
- Pelas nossas famílias no Brasil, para que Deus possa estar cuidando e protegendo.
- Pela IMeL Chiba, para que Deus continue nos guiando e nos providencie um novo local.
 
Mais um vez muito obrigado pelo apoio e carinho de sempre. Que Deus possa abençoá-los sempre.

Rodolfo, Sandra, Vitória e Nicole 

S.O.S Myanmar              
Data: Agosto de 2015
 

 

Amados irmãos, estamos acompanhando a catástrofe que assola Myanmar, país do nosso querido Pr. Pa Kep que veio ao Brasil abençoando nosso concílio através de seus testemunhos. Leiam abaixo, a carta que ele enviou aos bispos do Concílio Geral: 

Notícias do pr. PaKep - New Hakha (memorial) Boarding school report
Data: Junho de 2015
 

 

Queridos amigos fiéis de oraçãol,  eu estou contente para informá-lo sobre o internato de New Hakha FMC ( Internato Memorial).

 

Nós terminamos os dois edifícios principais de escola em Nova Hakha FMC. Tivemos a inauguração para esta escola em 31 de maio de 2015.

Temos cerca de 15 alunos de diferentes lugares de nossas igrejas FM. Muitos estudantes estão dispostos a vir estudar no colégio interno mas este é o começo desta escola e por causa da falta de recursos financeiros, nós sentimos que é melhor começar com este número de alunos.

Esperamos e oramos que possamos aceitar mais alunos a cada ano .  

Recebemos alguns fundos do ICCM para o arranque de custos . Graças a Deus pelo ICCM .  

Agora estamos construindo e fazendo tanque de água , lavabo, sala de jantar, mesas , mesas, etc, vejam as imagens.

Muito obrigado por seu amor e orações.

 

Bênçãos!  

Pr. PaKep

Carta de Proclamação
Data: 24 de Março2015
 

 

DESTAQUE DO MÊS
Projeto de compra do imóvel da Imel Takefu, Japão

 

NOTÍCIAS DOS CAMPOS MISSIONÁRIOS
Família Veronese já está no Japão há dois meses
 

Pr. Koki e Mari de volta ao Japão.

 

Prospecção de trabalho com nikkeis no Peru.

 

Portas abertas em Buenos Aires
 

 

Clique aqui e leia o boletim.

 

 

Família Hirayama Veronese no Japão
Data: 08 de fevereiro 2015
 

 

A Família Hirayama Veronese composta pelo pastor Rodolfo, sua esposa Sandra e suas filhas Vitória e Nicole, estão trabalhando como missionários no Japão.

 

Eles mantém um Blog atualizado com todas as informações do que está acontecendo por lá.

 

Acesse o link e acompanhe.

 

Blog Hirayama Veronese

 

 

Pr. Camilo e Magaly - Missionários implantando Igreja em Paterson, New Jersey, EUA.
Data: 17 de setembrode 2014 
 

Queridos irmãos, obrigado pelas orações!

Em todos os canais de televisão dizia que o sábado passado seria de chuva e trovoadas durante todo o dia. Este era o dia que havíamos planejado fazer um evangelismo operativo na frente da nossa igreja. Havíamos conseguido as autorizações da policia para fechar a rua, ter o som alto, a permissão dos moradores da rua e Deus nos deu um dia de sol, nada de chuva ! Nós montamos a plataforma, cantamos lá fora, fizemos uma coreografia, uma peça de teatro, oferecemos um momento de oração (onde se apresentava a Jesus primeiro), depois disto eles podiam passar para receber escovação de dente e orientação sobre higiene bucal, mensurar a pressão arterial, cortar o cabelo, comer cachorro quente, água e sorvete grátis. As crianças tiveram todo o dia com classes da bíblia, filme e trabalho manual. O centro de recuperação de drogas nos mandou 4 internos que saiam com o nosso grupo para FALAR de Jesus.

foram em baixo da ponte onde estão vários que já nos conhecem, (um deles se estava injetando heroína naquele mesmo momento...). Neste dia 16 pessoas entregaram suas vidas a Jesus! Entre eles estava a Mae do rapaz que roubou a nossa igreja.

 

Glória a Deus!

Foi um dia muito bonito!

Pr. Camilo e Magaly

 

 

Vejam a galeria de fotos e o vídeo:

 

 

Conheça o Projeto Atos
Data: 01 de setembrode 2014 

O Projeto Atos, que tem como missão suprir necessidades básicas, investir na educação e proporcionar um ambiente sadio para as crianças e adolescentes da região de Jaçanã está abrindo oportunidades para que os membros e participantes da Igreja Local possam servir a Deus e às pessoas aqui em nossa sede.

Campo Missionário no Japão
Data: 24 de agosto de 2014 
Olá amados!
Sinto muito não estar conseguindo enviar relatórios daquilo que Deus tem realizado em nosso meio!

 

"15 Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro; 16 o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal, para apagar da terra a memória deles. 17 Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.18 O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. 19 O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas; 20 protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado." Salmo 34:15-19

 

Este ano tem sido um tempo de muitas tribulações, mas Deus tem sido fiel, confirmando as Palavras do Salmo acima!!

Especialmente, nos momentos mais difíceis Ele tem nos dado sinais claros de que está sempre perto nos sustentando em força, sabedoria, amor e esperança.

 

Um dos acontecimentos mais difíceis ocorreu no início de maio, quando um jovem, que participava de nossa igreja já por um ano e meio e que até foi batizado, tirou sua própria vida. Nunca esta realidade acerca do suicídio que sempre mencionei nos meus compartilhamentos sobre o Japão chegou tão perto de nós, trazendo tanta angústia e sofrimento... só pela graça e misericórdia de Deus continuamos a processar essa experiência tão dolorosa...

 

No final de junho, perdemos minha cunhada, irmã da Taeko por conta de um problema de AVC e em meados de julho perdemos um criança que ainda estava sendo gerada no ventre de sua mãe. Somente o nosso Deus Consolador, usando a vida de vários irmãos e de circunstâncias para nos trazer paz, força, ânimo e consolo!

 

No momento, estamos passando por outro momento muito difícil por conta da situação de saúde da minha irmã Janete... Ela fez a cirurgia no dia 7 deste mês para a retirada de um tumor que estava alojado atrás do globo ocular, agarrado ao nervo óptico.

 

Pela graça e intervenção de Deus, a retirada do tumor foi super tranquila e logo em seguida ela já estava fora da UTI, até com boas perspectivas de receber alta, porém o quadro dela piorou e ela teve que se submeter a nova cirurgia, uma semana depois, mais ou menos, por conta da pressão intracraniana ter subido muito.

 

Após essa nova intervenção cirúrgica, o quadro dela tem tido altos e baixos, estando agora num momento bastante delicado. Por este motivo, eu e o meu irmão Edson, que se encontra aqui no Japão, tentaremos adquirir passagens para essa próxima semana, para ir ao Brasil assistir a Janete e meus pais. Peço orações pela vida e saúde da Janete. Orem também pela Taeko e crianças que ficam... Deus tem sido maravilhoso nos enviando a Andreza que certamente ajudará a cobrir a família e a IMeL Takefu durante a minha ausência neste período de aproximadamente um mês.

 

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito."

Romanos 8:28 (NVI)

Deus também tem transformado o mal em bem e este tem sido um motivo de nos alegrarmos nEle! Ele tem nos dado oportunidades únicas de pregar as Boas Novas de Jesus para pessoas não cristãs, algumas passando por problemas gravíssimos de enfermidades e de relacionamentos. Tem havido novas oportunidades de se pregar Jesus, e isto tem gerado algumas conversões e uma maior consagração por parte daqueles que já O conhecem.

 

Muita coisa boa tem acontecido: novos bebês nascidos com muita saúde, outros sendo gerados, ótimos relacionamentos com a nossa vizinhança japonesa, muitas ministrações de amor, perdão e cura interior, contato e recepção com trabalhos e equipes além-mar (Brasil, Hong Kong, Macau e Nepal)!

 

Todos esses bons frutos tem nos dado ainda mais certeza de que estamos no lugar certo, fazendo as coisas certas, com as pessoas certas. Com certeza, ainda tem muita coisa para melhorar e precisamos de muito mais pessoas, mas estamos dispostos a sermos transformados por Ele, mediante arrependimento e muita sede de querer fazer aquilo que O agrada e estamos pedindo para que Ele envie mais trabalhadores para esta Seara, os campos estão todos brancos, prontos para a grande colheita.

 

Somente hoje, dia 23, de manhã, recebi confirmação da imobiliária de que poderemos estender o nosso contrato de locação por mais 5 anos (o nosso primeiro contrato de 5 anos findou no dia 31 de julho). O novo contrato será "assinado"(carimbado) nessa próxima segunda-feira, dia 25 de agosto. Esse pedido de extensão foi feito tendo em consideração o parecer técnico de uma equipe enviada em junho pela IMeL do Concílio Japonês com base em Osaka.

 

Essa equipe fez uma avaliação muito boa sobre o valor do imóvel e do terreno e, certamente, isto nos dará excelentes condições de negociarmos um preço mais justo do mesmo (em torno de 12 milhões de ienes). Antes disso, porém, será necessária uma série de reformas (impermeabilização, parte elétrica, hidráulica e de segurança contra incêndio) que ao seu término nos dará ainda mais certeza de que a aquisição deste local será muito importante para a implantação definitiva de uma IMeL na região de Fukui! Uma igreja que não só faça diferença para o povo local, mas que de alguma forma participe do fortalecimento das demais igrejas japonesas e brasileiras, especialmente de nossa denominação Metodista Livre.

 

Nossa visão é de que através de uma igreja missionária forte e bem estabelecida aqui no Japão, possamos cooperar no alcance de diversos países do continente asiático, tão carente do amor do nosso Deus!

 

Em breve, estaremos enviando novo projeto de compra atualizado. Por favor, continue orando para que Deus nos dê sabedoria e fé para os próximos passos e que Ele os ilumine na forma como podem continuar nos apoiando! Que tudo seja feito para a glória dEle somente!

 

Agradecemos de coração todas as igrejas que tem se disponibilizado a orar, contribuir e enviar trabalhadores para cá! Deus os recompense em dobro!

 

--

Pr. Carlos Seiji Kavano

Trabalho em Asunción, no Paraguay
“Gostaria de vê-los livres de preocupações...
mas o homem casado preocupa-se com as coisas
deste mundo, em como agradar sua mulher, para que vocês possam viver de maneira correta, em
plena consagração ao Senhor.”
 
1 Corintios 7:32-35
 
 

 

Igreja Metodista Livre - Concílio Nikkei

Rua Dr. Isaias Salomão, 50  |  Planalto Paulista  |  CEP 04055-050  |  São Paulo  |  SP  |  Tel.: (11) 3881-5195 / 3564-5195   |  concilionikkei@imel.org.br

Expediente Secretaria: segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e 13h30 às 18h00

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle