Olá Concílio

Estamos oficialmente na primavera aqui e essa semana começou a florada das cerejeiras que deixa tudo muito lindo aqui no Japão. E assim como a primavera traz a esperança de um novo ano, assim também nós nos sentimos renovados.
No último e-mail compartilhamos as dificuldades que passamos devido ao acúmulo de estresse ao longo desses anos. Recebemos muitas palavras de incentivo e orações, o que nos deixou muito gratos e contentes. Agora estamos bem melhor depois de alguns encontros e conversas em terapia e particularmente, após o retiro de missionários na Tailândia que participamos. Ainda temos muitos desafios para vencer mas estamos mais animados e esperançosos com o futuro e com o que Deus quer de nós aqui. 



Retiro na Tailândia
Tenho dito que estar nesse retiro foi como tirar a cabeça da água e dar aquela boa respirada depois de estar quase se afogando em uma piscina. Que tempo incrível tivemos ali e que pessoas maravilhosas conhecemos. A pregação parecia ter sido direcionada para nós, apesar de não ter sido intencional. Ter um tempo onde não éramos responsáveis por nada em um culto foi bem renovador. 
Tivemos ótimas conversas e fizemos amizades fantásticas com missionários de todos os tipos, idades e experiência de campo diferentes. Fomos muito abençoados por eles e nos sentimos muito amados, mesmo sendo a única família totalmente não-americana ali. Em particular fomos tocados por uma família que compartilhou conosco as dificuldades e bençãos de criar uma filha com dislexia severa em outro país. O que nos encheu de esperança na nossa luta diária com os TDAH de nossa família.
Descobrimos quão vasto, diverso e admirável é o trabalho da Metodista Livre ao redor do mundo e principalmente aqui na Ásia. Não podemos dar muitos detalhes pois muitos trabalhos e campos estão em países sem liberdade religiosa, mas foi incrível ver lugares que apesar da perseguição, a igreja tem crescido muito. Fazer parte desse time nos deu muita esperança e ânimo! 
Tivemos a ajuda da Cintia Misikami que veio do Brasil para poder ajudar as meninas com o inglês durante os eventos e depois veio passar um tempo conosco aqui no Japão. Uma benção para nós a amizade dela e sempre bom tê-la conosco.
Enfim, um oásis em meio ao deserto que passamos no ano passado.

Missão Mundial

Como fruto de todos esses contatos e amizades e de agora fazermos parte oficialmente do time, fomos convidados para participar da Conferência Nacional da IMeL americana, em Orlando, em julho desse ano. O evento acontece de 4 em 4 anos e a intenção é que sejamos apresentados lá e possamos fazer mais contatos com as igrejas americanas. Depois de lá passaremos um breve tempo no Brasil mas os detalhes e datas falaremos no próximo reporte quando as coisas estiverem mais definidas.

Trabalho missionário
Seguimos pastoreando a Chiba Church na nossa visão de nos aproximarmos dos japoneses e torná-la de alguma forma mais atrativa para nossos amigos e conhecidos japoneses. Temos sentido a necessidade de termos uma escola dominical em japonês, uma vez que agora quase todas as crianças, inclusive nossas filhas, entendem melhor e até preferem a língua japonesa. O problema é que a Sandra que tem dado as aulas ainda não tem o nível necessário para fazer tudo em japonês.
Mais uma vez fizemos a festinha de aniversário da Nicole chamando as amiguinhas e as mães e famílias e percebemos que dessa vez conseguimos ter conversas mais profundas e que as pessoas estavam mais à vontade em nossa casa. 
Também tivemos uma oportunidade rara de estreitar a amizade com as mães das amigas da Vitória, pois no ensino fundamental já é mais difícil esse contato por aqui.
O casal Wilkins que são missionários pela Missão Mundial Metodista Livre aqui no Japão tem nos ajudado uma vez por mês (com a pregação e Escola Dominical) e tem sido muito bom tê-los conosco.

Meninas
A Vitória se formou no fundamental I (shougakko) e apesar de ainda ter algumas dificuldades com os kanjis está indo bem nos estudos. Agora ela irá para o fundamental II (chuugakko) e essa é uma mudança grande para eles aqui pois assumem muito mais responsabilidades e os estudos ficam ainda mais intensos. Mas ela está animada e já está começando a dar os primeiros sinais da adolescência.
A Nicole está entrando em uma nova fase também pois está indo para o 3º ano e agora começará a ter provas, e não terá mais a Vitória no grupo que vai andando para a escola. Está animada e tem gostado da escola cada vez mais pois agora tem mais amigas. Ela ainda tem alguns dias bem difíceis com o TDAH mas no geral tem amadurecido e ficado melhor.
E a cada dia mais temos a certeza que a verdadeira equipe missionária são elas, pois todos os contatos e amizades que fizemos aqui até agora foram por conta delas.
Depois dos retiro, as duas ficaram muito interessadas em aprender inglês pois fizeram amizades com outros filhos de missionários. Estão começando as aulas em uma igreja coreana nesse fim de março.

Japonês
Seguimos estudando e tentando aprender cada dia um pouquinho mais. A Sandra irá prestar a prova de proficiência esse ano de novo para o nível 3 que é o intermediário. Ela tentou o ano passado, mas reprovou por pouco, faltaram só 3 pontos. 
Temos ficado contentes em perceber que em conversar mais simples do dia a dia já conseguimos nos expressar melhor, mas ainda nos falta conhecimento para algo mais profundo. 
Temos percebido também que a língua japonesa é realmente difícil para quem não está aqui há muitos anos ou não aprendeu quando criança. Por isso temos ajustado nossa expectativa, porém sem desistir de melhorar sempre.

Financeiro
Esse com certeza é o nosso maior desafio desse ano. Desde a subida do dólar perto das eleições do ano passado, nosso sustento diminuiu bastante. Juntamente com isso, devido a toda situação no Brasil, muitos apoiadores e igrejas pararam de contribuir com nosso sustento. Mais uma vez reforçamos que somos extremamente gratos a todos que contribuem e já contribuíram conosco nesses anos.
Algo que nos ajudou muito foi que conseguimos alugar nosso apartamento em SP para o casal Yabana, que estão como missionários na IMeL Saúde, enviados pela Igreja Metodista Livre de Kogane. 
Mas o fato é que com a entrada atual, nosso gasto aqui e o que temos de reserva na nossa conta de doações, e mesmo com os trabalhos que a Sandra tem realizado, não teremos condições financeiras de continuar até o final do ano. Temos nos proposto em complementar parte com nossas reservas e investimentos pessoais, mas obviamente, isso está longe de ser o ideal. 
A nossa visita em Orlando tem também por intuito abrir portas para levantar sustento, algo proposto pela própria liderança da missão a nós. Então, apesar de ter um custo alto para nós, entendemos que é uma oportunidade que não podemos perder.
De qualquer forma caso nada mude, nossa intenção é continuar aqui e procurar trabalhos seculares para complementar nossa renda. O que se acontecer, infelizmente afetará o tempo e energia que temos para disponibilizar para a igreja.
Não estamos preocupados, nem desesperados, de verdade, confiamos que Deus nos dará o que for necessário. Pedimos por oração e sabedoria nas decisões nesse ponto. 
Claro, que se Deus colocar no seu coração para contribuir conosco, ficaremos extremamente gratos, porém entendemos que a situação no Brasil não está fácil para ninguém!
Como sempre digo, esse é um assunto delicado e sempre nos colocamos a disposição para dúvidas e perguntas que possam existir. 


Gostaríamos de pedir oração: 
- Viagem em Julho para Orlando, para que possamos estreitar os laços com a Missão e com as igrejas americanas
- Pelas meninas para que possam estar bem nas novas fases da escola.
- Pela prova de japonês que a Sandra irá prestar (N3)
- Pela Chiba Church, para que possamos usar bem nossos recursos de tempo, financeiros e humanos para atingir os japoneses com o amor de Jesus
- Para que possamos aprofundar ainda mais as amizades que temos com os japoneses
- Pela nossa saúde (física, emocional e espiritual)
- Pelas nossas finanças, para que possamos ter sabedoria nessa área e confiar no cuidado de Deus

Caso tenho o desejo de contribuir financeiramente conosco, a conta é:
Banco do Brasil - 001
Ag 0427-8 - C/C 58.255-7
Igreja Metodista Livre
CNPJ - 53.587.242/0004-32

Muito obrigado por orar por nós e por cada mensagem e palavra de incentivo. Vemos a mão amorosa de nosso Deus em cada um de vocês. Sabemos que cada um que recebe esse nosso email passa pelas próprias lutas e somos gratos por separarem um tempo para orar e pensar sobre nós. Que Deus possa abençoá-los cada dia mais!

Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. João 14:27

Igreja Metodista Livre - Concílio Nikkei

Rua Dr. Isaias Salomão, 50  |  Planalto Paulista  |  CEP 04055-050  |  São Paulo  |  SP  |  Tel.: (11) 3881-5195 / 3564-5195   |  concilionikkei@imel.org.br

Expediente Secretaria: segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e 13h30 às 18h00

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle