Ponto de Pregação YES Sorocaba

Uma Igreja que Nasce Dentro de Outra

Entrevistados: casal Fábio e Katsue Takeda

21 de setembro de 2020

Sorocaba é uma cidade a pouco mais de 100 km de São Paulo onde a Igreja Metodista Livre – Concílio Nikkei tem florescido muito nos últimos anos. São projetos de plantação de novas igrejas na própria cidade e nas suas proximidades que tem alcançado mais pessoas para Cristo. Mas nada tão próximo como ver o surgimento de uma nova igreja dentro dela mesma. Desde o seu começo, a Igreja Metodista Livre de Sorocaba foi projetada pra ser uma igreja para 200 pessoas. “É o limite que a gente fala que as pessoas conseguem se conhecer pelos nomes”, diz o pastor Fábio Takeda. E sempre que ela expandia em novos pontos de pregação, ao invés da igreja diminuir de tamanho, Deus a abençoava e ela voltava a crescer e preencher os espaços vazios.

Fachada da igreja

Movidos e comprometidos com esta visão, um grupo começou então a fazer um culto à noite e a ideia era que não fosse com as mesmas pessoas que já frequentavam a igreja. O projeto começou no final de 2016 com o nome de “culto vespertino”. Durante o primeiro semestre de 2017, os cultos foram realizados uma vez por mês; já no segundo semestre, passou a ser quinzenal. Logo com o início da caminhada no ano de 2017, percebeu-se que o projeto não seria apenas mais um culto. Em uma visita de uma equipe da igreja amiga Valley Church, (uma Igreja Metodista Livre em Preston, na Inglaterra) foram desafiados e encorajados a repensar o projeto do “culto vespertino” e, como fruto desse intercâmbio, surgia uma nova igreja com foco em jovens. Já tinham um pastor jovem, Fabio Takeda, com perfil para acolher este público, e foram surgindo pessoas dispostas a construir esse legado para glória de Deus. Mas chamar este culto de vespertino? Um nome velho e formal? Assim surgiu a ideia do nome de Youth Evening Service – YES, culto vespertino para jovens, em inglês. YES também trás uma sensação positiva, otimista e jovem.

Culto  vespertino

Assim, no dia 4 de março de 2018, nasce oficialmente um novo ponto de pregação com cultos todos os domingos e pequenos grupos às quintas-feiras. Mas o que começou focado em um público jovem, Deus foi transformando ao longo do tempo. Hoje a YES é uma igreja de famílias, com pessoas de todas as idades.

 

A liderança da igreja é composta por quatro casais: Fábio e Katsue Takeda, Katsuo e Tamira Arakaki, Welley Resende e Claudia Watanabe e Marcos e Miriã Albuquerque.

Ao longo deste caminho a inspiração da Valley Church e o fiel apoio da Igreja de Sorocaba tem sido fundamentais. E hoje, a visão está bem clara de que a YES será um dia uma nova igreja, no tempo e na forma que Deus assim desejar.

 

Antes da pandemia eram feitas várias atividades para atrair novas pessoas para Cristo. Jogar tênis no clube da colônia, ter uma célula de pessoas não convertidas que possam trazer suas dúvidas para serem discutidas e até de fazer um torneio de jogos de tabuleiro onde todos são bem-vindos e a palavra é pregada.

Agora, este tempo de pandemia está permitindo que a liderança possa repensar seus objetivos, planos, estratégias e visão.

“Nosso desejo é ser uma igreja relevante, que acolhe o público de jovens que não estão sendo alcançados na cidade de Sorocaba, especialmente os nikkeis e os que gostam da cultura oriental.”

Ore conosco pela IMeL YES:

  • Pelas pessoas que Deus irá trazer para a igreja

  • Pela equipe de liderança: fortalecimento, visão do Senhor, crescimento, comunhão, saúde integral e por mais membros

  • Pelo crescimento espiritual dos membros

  • Pelo ministério infantil.